31 de janeiro de 2009

Designer Gráfico

Profissional que planeja ou concebe um projeto
gráfico

Fonte: Dicionário Michaelis
O que é ser designer gráfico?
Designers gráficos, também chamados programadores visuais ou comunicadores visuais, interpretam graficamente uma idéia ou um conjunto de informações. Podem atuar em diferentes ramos - editoras, agências de publicidade, firmas de design, televisão e cinema - criando capas de livros, projetos de jornais, revistas e similares, peças promocionais de produtos e serviços, símbolos e marcas, aberturas para programas e filmes, homepages na Internet.

Quais as características necessárias para ser um designer gráfico?
Para esta profissão é fundamental ter criatividade, sensibilidade artística e espírito de observação.
Características:
  • atenção a detalhes
  • capacidade de análise
  • capacidade de concentração
  • capacidade de negociação
  • capacidade de observação
  • capacidade de ouvir sugestões e críticas
  • criatividade
  • habilidade para o desenho
  • habilidade para trabalhar em equipe
  • interesse pelas artes
  • interesse por temas da atualidade
  • ousadia
  • sensibilidade artística
  • senso estético


Qual a formação necessária para ser um designer gráfico?
O certificado de um curso universitário não é exigência legal, porém a maioria das empresas exigem o diploma, que é de grande importância para disputar uma vaga em uma agência de design ou conseguir uma bolsa de estudos para aperfeiçoamento. Os cursos que formam designers gráficos são o de Desenho Industrial ou de Comunicação Visual. Nem sempre o estágio é exigido, mas é muito recomendável, pois esta é uma profissão em que a prática é essencial. De qualquer forma, hoje é preciso que o profissional do setor tenha completado pelo menos o ensino médio, tenha domínio em computação gráfica para desenho e edição de imagem, esteja familiarizado com fotografia, desenho, pintura, colagem e tenha um bom nível cultural.


Principais atividades de um designer gráfico
As atividades dos designers gráficos incluem:

  • reunir-se com clientes para conhecer suas necessidades e preferências;
  • criar um ou vários esboços alternativos;
  • elaborar o orçamento;
  • realizar pesquisas de mercado para conhecer a concorrência do cliente;
  • apresentar as idéias ao cliente;
  • confeccionar o desenho final escolhido pelo cliente;
  • acompanhar a execução do projeto.

Áreas de atuação e especialidades
Produtos de apoio: pesquisar e aplicar testes ergonométricos para desenhar cadeiras e outros móveis. Desenvolver programas de design em informática. Produzir ilustrações e desenhos técnicos.
Produtos teóricos: administrar departamentos de design em empresas, gerenciar produtos industriais.
Programação visual: Criar marca, logotipo e embalagem. Fazer programação visual de folhetos, anúncios, formulários, sinalização aérea e de rua. Trabalhar com animação, gerando vinheta para TV e cinema. Na parte de editoração, elaborar o visual de livros, jornais e revistas, além de produzir audiovisuais, home pages (web design) e CD-ROMs.
Projeto de produto: desenvolve produtos levando em conta os aspectos estéticos, funcionais e utilitários.

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